
CONHECER TAROUQUELA
A Quinta de Paços tal como a maioria das quintas mais conhecidas da freguesia tem a sua origem nas terras que pertenciam ao Mosteiro de Tarouquela. Ao longo da história essas terras foram doadas a alguns caseiros que as trabalhavam. Mas a maioria, com a extinção do mosteiro, passaram para a posse da Igreja, ou seja da paróquia, e eram a principal base de sustento dos abades da freguesia.
De então para cá mudaram de proprietários até aos nossos dias.
Os atuais proprietários da Quinta de Paços têm previsto um projeto de desenvolvimento turístico da propriedade. Os primeiros passos já foram dados com o restauro da casa principal e da Capela de Nossa Senhora do Ó que se encontra adjacente. O projeto prevê o restauro de outros edifícios da propriedade assim como a reabilitação do espaço rural da Quinta. Por razões promocionais a Quinta de Paços será rebatizada com o nome Paços Douro Houses .
Morada: Torre - Tarouquela
Contato: 967 634 368
B.jpg)
Segundo a Monografia do Extinto Concelho de Sanfins da Beira (pág. 191): “A capela de S. João Batista; a casa e quinta da Adega; a quinta e capela de Paços, e outras propriedades da freguesia de Tarouquela, vieram a pertencer, por sucessão, a Manuel Nicolau Osória Pereira Negrão, da casa e quinta de Mosteirô, da freguesia de Ansêde, do concelho de Baião.
José do Nascimento de Azevedo Coutinho, tendo adquirido, por compra, a casa e quinta da Adega, comprou também, mais tarde, ao dito Manuel Nicolau Osória Pereira Negrão, a capela de S. João Batista; a casa e quinta de Paços e outras propriedades, na referida freguesia de Tarouquela, por escritura de 26 de Setembro de 1861, lavrada no livro de Notas do Tabelião Lourenço Rodrigues de Matos, da comarca de Cinfães.”
.jpg)