
CONHECER TAROUQUELA
ASSOCIAÇÃO FILARMÓNICA
CULTURAL RECREATIVA
E DESPORTIVA DE TAROUQUELA

A HISTÓRIA DA BANDA DE TAROUQUELA
O maior símbolo cultural da freguesia, a Banda de Tarouquela foi fundada em 1930. Originalmente a banda surge da cisão com a banda da vizinha freguesia de Espadanedo da qual resultou a divisão dos músicos tendo cada uma ficado com 18 elementos.



Na génese da sua fundação a banda teve a colaboração do Sr. Padre Antero Pereira da Mota, da Casa do Mosteiro, o qual forneceu o instrumental para a mesma. Foi constituída uma Mesa Directiva da qual faziam parte os Senhores João Pereira Alberto, António Costa e Adrião Augusto Miranda. O Sr. Afonso Pinto Tameirão, um dos fundadores da banda, assumiu as funções de primeiro maestro da novel banda durante os primeiros 20 anos da sua existência.
Em 1935, durante a presidência da Sr. João Pereira Alberto, foi consumada a aquisição de todo o instrumental da banda até então pertencente a Padre Antero. Para tal foi realizada uma subscrição pública para a angariação de fundos sendo que todo o instrumental passou a pertencer exclusivamente a Banda de Tarouquela.


A fama da Banda de Tarouquela cresceu nas décadas seguintes e em 8 de Agosto de 1960, por alvará do Governo Civil de Viseu, foram aprovados os estatutos da Associação Filarmónica de Recreio, Instrução Musical e Folclórica de Tarouquela-Cinfães. Em resultado da criação da Associação, a Banda de Tarouquela foi elevada a "Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães", título que mantém até aos dias de hoje.
A ASSOCIAÇÃO FILARMÓNICA
Após a criação da Associação Filarmónica a Banda de Tarouquela passa a estar integrada na mesma situação de se mantém até aos nossos dias. Esta continua a ser um membro ativo da Associação possuindo sede própria onde podemos encontrar um rico e vasto acervo de partituras musicais. Sob a liderança do Maestro Carlos Melo, a Banda é composta por 75 elementos.


A Associação não se limita apenas à promoção da sua Banda embora este seja o seu principal foco. Igualmente parte integrante da Associação é a Rádio Montemuro da qual é detentora do alvará de radiodifusão sonora.
Dentro da associação podemos encontrar igualmente o Bar da Associação que serve não só como um local de convívio dos membros da comunidade mas também como uma fonte de angariação de verbas para a instituição.
A realização de eventos é outra forma que a Associação tem para garantir a sua viabilidade financeira. Entre os eventos podemos encontrar:
- Baile de Carnaval;
- Arraial popular;
- Cozido tradicional de Carnaval com direito a baile;
- Matança do porco caseiro ao vivo;
- Chanfana com música ao vivo;
- Noite da mulher;
- Noite de fados;
- Jantar de natal;
- Encontro de bandas que se realiza em setembro com direito a merenda;
- Bailaricos que se vão fazendo ao longo do ano e estes são anunciados na Rádio Montemuro;
- E muitos outros!


A atual direção, eleita no final de 2018, é liderada pelo Sr. Manuel Fernando Santos Moreira e procura dar continuidade ao trabalho realizado pela Associação no âmbito da divulgação das tradições e da cultura da Freguesia de Tarouquela!